quinta-feira, 12 de julho de 2007

Hardware-Avaliação das placas gráficas profissionais NVIDIA QUADRO FX 4600.

image001



Um bom comparativo com teste destas “bestas” feito pelo site cgsociety, confirmando a suspeita que esta Sra apesar de ser mais barata que a topo de gama apresenta níveis de performance muito idênticos. (quadro resumo da NVIDIA)

Na hora de decidir a compra de uma placa gráfica, surge sempre a questão do diferencial do preço entre as famílias Quadro e a GForce ou ATI Radeon e ATI FireGL. As diferenças técnicas podem-se encontrar aqui. Efectivamente para softwares de CAD de gama baixa/ Média em termos de performance a placa não vai conseguir fazer milagres... mas as coisas invertem-se com software tipo CATIA ou UGS NX( Unigraphics), ou se pretende adquirir estabilidade e suporte futuro.

Um bom tira teimas consiste na verificação no site do fabricante quais as placas certificadas para a aplicação que pretende usar...Invariavelmente estas serão Quadro ou FireGL.

Outro ponto interessante é o facto dos grande fabricantes de máquinas apresentarem apenas placas gráficas profissionais nas workstations....apesar de algumas pessoas reclamarem a existência de Dell Precisions com GForce, nunca consegui configurar uma...

Mas dilemas à parte, quanto é que me vai custar uma workstation com uma FX4600?

Para tal efectuei uma configuração na Dell e desde logo me apercebi que a placa parece ser mais barata que o apresentada no Estados Unidos.

image002

Configuração feita acabei com uma workstation com as seguintes características

-Intel Core Duo E6700 (2,67 GHz, FSB a 1066, 4 MB de cache

-2GB de memória (+224,00€ para 2GB adicionais)

-Monitor TFT de 20”

image003


Tudo por 3.175,00€ mais portes e IVA



Nada mau se tivermos em consideração que a máquina trás garantia de 3 Anos in-loco, ou seja a Dell repara a sua máquina em 24 h nas suas instalações.








Sem duvida um excelente valor para quem trabalha “para ontem”.


Sem comentários: