segunda-feira, 30 de julho de 2007

Conferências online para todos...

Desde há um ano para cá que a Cadflow possui uma plataforma de suporte remoto para clientes (http://community.cadflow.pt)

A ideia inicial era possuir uma área que permitisse uma comunicação ad-hoc mas segura. Para tal implementamos o Teamcenter community. Capaz de gerir informação não estruturada e com possibilidade de mais tarde ser melhorado com visualizadores esta plataforma possui ainda o bónus de permitir webmeetings (reuniões online) onde várias pessoas podem visualizar o desktop de um utilizador e vice versa.( falta a integração de som e a possibilidade de interagir com a aplicação de forma remota...mas talvez seja só falta de configuração) de qualquer forma usamos o skype que é o que muita gente já tem e que menos problemas parece dar.

Com o tempo esta foi crescendo e deixou de ser empregue exclusivamente para suporte. Existem clientes que a empregam para partilhar informação com os seus fornecedores e mesmo para a discussão remota de projectos.

Uma das funcionalidades interessantes é a notificação de recepção. Esta pode ser activada sempre que alguém colocar algo na área partilhada.

Para aceder ao site deve solicitar a abertura da sua conta o que lhe vai conferir um utilizador , uma palavra passe e uma área reservada onde podem ser partilhados documentos e geometrias para análise.

Partilha de aplicações

Uma vez feito o login deve realizar o download e instalar do application sharing. Conforme se pode ver na imagem


image001



Uma vez instalado, vá ao inicio na area central existe a barra “Instant conferencing” onde pode criar ou participar nas conferencias existentes.



Para aceder a uma conferência deve escolher qual a que pretende...( normalmente identificada pelo nome do organizador) e clickar no join.






image002



image003Criar uma Conferência


Para organizar uma conferência ou demonstração para os seus clientes também é muito simples basta que eles façam o download do application sharing e que você lance uma conferência.


Para tal deve escolher a opção “Application Sharing Conference”. Automaticamente vai-lhe aparecer uma caixa da aplicação onde pode ver entre outras coisas o numero de participantes, as opções de partilha ( quais as aplicações a partilhar...) bem como a qualidade da mesma.

Para quem tem ligações de Internet com pouco upload, a ligação pode tornar a visualização lenta e interrompida. Para resolver este problema escolhendo a opção lower quality no menu conference.

image004E já está...pode agora partilhar aplicações e ficheiros com os seus cliente quebrando as barreiras físicas e evitando deslocações.



Duas notas:

a) Até hoje o servidores tem sido estáveis e seguros, contudo nestas coisas o backup pode ser importante...ainda mais que o espaço nos servidores começa a escassear....por todos os motivos e mais algum após utilização apague os ficheiros desnecessários.

b) A ligação / partilha só é privada quando o username for o pessoal da empresa. Por vezes damos acesso a utilizadores genéricos a varias pessoas pelo que a confidencialidade pode ser comprometida,



Sem comentários: