terça-feira, 17 de julho de 2007

Biblioteca de componentes

Arquivos de componentes

Ao longo o tempo temos recebido inúmeras solicitações para bibliotecas de componentes de forma a complementar as oriundas no CAD.

O que é natural, se tivermos em conta que o tempo despendido no desenho de componentes semi-standard não será despendido no desenvolvimento do produto em si, facilmente se chega à conclusão que mesmo com reaproveitamento de geometrias por parte dos sistemas CAD, uma fatia importante o tempo é despendido a copiar (e por vezes com erros) componentes standard.

Existem várias abordagens ao problema. Desde o desenho por parte das empresas aos pacotes profissionais de componentes, aos sites comunitários onde os utilizadores partilham os seus desenhos. Cada solução apresenta vantagens e desvantagens para o utilizador.

Forma

Vantagens

Desvantagens

Desenho integral

- O utilizador controla todo o processo de desenho.

- Fácil alteração posterior

- Lento.

- Distrai o projectista do produto.

Fóruns

- Grátis

- Variedade de componentes

- Risco de erros geométricos.

Bibliotecas de sistemas CAD

- Óptima integração com o CAD

- Muitas delas possuem mecanismos de calculo de forma a validar

- Diversidade relativa

- Monopoliza a ferramenta de CAD em caso de partilha de geometria

Bibliotecas profissionais

- Maior variedade de componentes

- Validação das geometrias por parte dos fabricantes

- Possibilidade de integração em vários sistemas de CAD

- Se o sistema não possuir capacidade de reconhecimento de operações as alterações podem ser complicadas.

De todas a que mais me agrada é o sistema de bibliotecas profissionais. Mesmo tendo em conta a excelente integração das bibliotecas dos sistemas de CAD. O custo é irrisório face ao tempo a despender vs. o numero massivo de componentes disponíveis e prontos a utilizar com toda a segurança.

Existem várias soluções no mercado a vários custos sendo que neste tipo de soluções a manutenção é vital. ( quem é que quer acabar com uma biblioteca desactualizada).


image001No caso da Alemã Cadenas, cujo o site é um pouco confuso ( estou a ser bonzinho) o produto é bastante compreensivo possuindo muitas mais funcionalidades que apenas componentes standard.


O software é composto por vário elementos a destacar:



PARTviewer

image002O frontend do software of PARTsolutions, leva-nos aonde queremos ir. Equipado com um vasto conjunto de funções de pesquisa, torna a gestão de grandes quantidades de informação bastante simples ...o que é bom para aquelas alturas de crise

Para acelerar o processo de desenvolvimento, os componentes mais empregues podem ser coleccionadas em pastas de favoritos para um acesso ainda mais fácil. As peças gravadas no PARTviewer são completamente parametrizáveis e por conseguinte ocupam pouco espaço.

image003Para além disso ainda tem a possibilidade de editar o as tabelas de atributos de acordo com as suas necessidades e naturalmente, usar essa informação para efectuar pesquisas.

O PARTviewer gere tanto componentes 2D como 3D, permitindo uma fácil navegação através de uma interface estilo Windows Explorer™. O PARTviewer também pode ser acedido através dos pacotes mais comuns de CAD através de um simples click de rato - transferindo os componentes escolhidos de volta para o projecto de CAD




image004PARTassembly


O PARTassembly permite a criação de configurações de montagens. Todos os componentes individuais estão disponíveis para integração antes da sua inclusão no seu projecto de CAD. Esta funcionalidade simplifica o trabalho do operador CAD reduzindo custos.



PARTshaft



image005O PARTshaft permite uma montagem simples desde os simples veios de rotação a sistemas completos com rolamentos e rodas dentadas.



Similar ao PARTassembly, a base de conhecimento pode ser empregue no PARTshaft para desenvolver as suas construções evitando erros de dimensionamento. Estas construções podem ser guardadas para uso posterior ou empregues para gerar as geometrias no formato nativo do seu sistema de CAD.



image006PARTconnection

O modulo PARTconnection pode ser empregue para o dimensionamento de sistemas de fixação

Basta seleccionar o local no sistema CAD e o partconnection abstrai as dimensões automáticas, dando ainda a liberdade de escolha para inclusão de outros acessórios.



A maior vantagem desta ferramenta consiste nos softwares suportados...aqui a lista é enorme deixo alguns nomes: 3D Studio Max, Autocad, Caddy++, Cadkey, Catia, EAI, I-Deas, Inventor, LogoCAD, Mechanical Desktop, MegaCad, Pro-Desktop, Pro/E, SolidDesigner, Solid Edge, Solid Works, Unigraphics, VisiCad e Varimetrix

Para os interessados em não sair do seu sistema as coisas não mudam muito de figura.

No caso do Solidedge todas as funcionalidades podem ser replicadas...à excepção da quantidade de componentes disponíveis.

Assim ele possui uma biblioteca com os alguns componentes StandardParts que pode ser complementada com pacotes adicionais, ou através da inclusão de componentes pessoais. Este biblioteca permite assim organizar os componentes dispersos pela empresa num só sitio.


image007



Para complementar existe uma funcionalidade chamada EngineeringReference (Na versão Classic do solidedge) que permite aplicar cálculos para o desenvolvimento de componentes. Para activar basta premir o icone image008. Existem várias tipos de geometrias que podem ser geradas através de variáveis de entrada.


image009



Dentro de cada classe a interface permite o desenvolvimento de componentes por medidas fornecidas ou através do resultado pretendido.


image010



Existe mesmo a possibilidade de verificação da adequabilidade da geometria. No caso de um conjunto de rodas dentadas podemso verificar a relação do grupo, validação de esforço, etc.


image011



É uma boa opção para organização de componentes, mas não satisfaz na plenitude a necessidade de componentes.

Finalmente se procura conteúdos de qualidade e grátis (...sim isso é possível :)) A Cadenas tem um site online bem como a concorrente Traceparts (ooops eu disse isso ?). Representações à parte, estes são os melhores sites de conteúdos que conheço. Apesar de não existirem todos os componentes grátis, muitos são. Aqui a qualidade e diversidade dos componentes não tem nada a ver com os sites de amadores....A qualidade é porporcional ao preço.


Partsolutions Free content

Traceparts

StandardParts

Sem comentários: