quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Tutorial - Punho em 40 min com BlueSurf

Chega o verão e começa o bom tempo para andar de bicicleta.

Como os meus punhos estavam todos rebentados...(muita aterragem forçada) lembrei-me de pedir aos homens da prototipagem da Distrim2 para me fazerem uns punhos personalizados.

Para evitar que saísse algo fora do meu gosto ( não tinha orçamento para pagar aos designers da Grandesign ) decidi desenhar um punho.

A ideia era desenhar não um punho tubular, mas um punho mais confortável com grips para os dedos.

image001


Para começar comecei por criar uma superfície tubular à qual retirei o bocado onde irei inserir a superfície com os espaços para os dedos. Para tal construí uma superfície em U com a qual trimei o tubo.



image002Para fazer os grips empreguei um bluesurf image003que para além de dar bons resultados é simples de utilizar e rápida...como a gente gosta!!!



Comecei por desenhar uma spline em forma de ondas com a configuração exacta dos meus dedos (quem me conhece sabe que tenhos os dedos meios tortos) .

Com o comando bluesurf é muito simples de utilizar…na prática permite criar uma superfície entre duas ou mais secções (A) com a possibilidade de defenir guias (B). Abaixo pode-se ver dois exemplos retirados do HELP .

image004



Voltando ao punho, escolhi a minha secção de origem e a minha de destino o que me criou um superficie em forma de arco.


image005





De seguida especifico qual a guia, para tal escolho a opção image006 guide selection na ribon bar e de seguida escolho as três guias A, B, C



image007



E já está...posso refinar algo mais a tangências, mas o resultado já me satisfaz. De seguida crio a supercie interior que vai ficar em contacto com o guiador e crio mais dois topos para quando cozer as superfíes ficar com um sólido.

image008


De seguida o heal & stich criou-me o solido que precisava, ao qual adicionei mais uns rebordos e uns cardados para evitar que a mão escorregue devido ao suor do excesso de pedaladas.


image009



Como sou um atleta importante com obrigações junto dos patrocinadores...decidi colocar então um pequeno logo no punho....que até deu mais potência à coisa...lol

Eis o punho pronto para ir para produção, com o logo normal à superfície base....

image010image011



image012


Na próxima vou fazer um guiador....

2 comentários:

Unknown disse...

CARA MUITO LEGAL SEU TRABALHO,SERA QUE VC PODERIA POSTAR COM FOI QUE VC FEZ ESSE LOGO NA MANOPLA,COM ESSE TEXTO.
SHOW DE BOLA SEU TRABALHO ,PARABÉNS.

Cadflow disse...

Para fazer as letras é fácil.

Pegas no texo e projectas o sketch no punho.

O segredo está em usar o "normal cutout". Este comando vai fazer um corte perpendicular à face.